segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Direito Penal III - sinopses de aulas

Clique em um dos links abaixo para acessar a sinopse desejada:

Teoria dos crimes em espécie
Crimes contra a vida
Lesões corporais
Crimes contra o patrimônio - primeira parte

5 comentários:

  1. Professor, levando-se em conta a jurisprudência referente À consumação do furto ou roubo, o que seria tecnicamente a cessação da clandestinidade, afinal por meio deste critério se poderá afirmar pela consumação do delito.

    abraço

    ResponderExcluir
  2. Gecivaldo18/5/10 02:11

    Por exemplo: se você chega em sua casa e o furtador ainda está dentro dela, mesmo que já esteja com o objeto visado em mãos, ainda não houve a consumação do furto, pois não cessou a clandestinidade. De outro modo, se este mesmo agente já saiu de sua residência com o objeto visado, mesmo que esteja há poucos metros dela, já houve a consumação; pois cessou a clandestinidade.
    No tocante ao roubo fala-se mais em cessação da violência ou grave ameaça, considerando a especificidade desse delito. O raciocínio é semelhante. Por exemplo: se um policial aborda e prende o agente que ainda está dentro do carro da vítima, mantendo-a sob a mira de um revólver, mesmo que referido criminoso já esteja com o objeto visado em mãos, considera-se que há tentativa, pois não houve a cessação da grave ameaça antes da abordagem.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns professor. Excelente material. É raro encontrar algo tão bem feito e gratuito na internet.
    Como consigo a segunda parte dos crimes contra o patrimônio?

    ResponderExcluir
  4. Gecivaldo2/2/12 22:34

    Olá GB,

    Agradeço o comentário. Ainda não produzi o material referido por vc. Estou fazendo aos poucos, no ritmo de minhas aulas. Agora estou me dedicando a Penal I.

    ResponderExcluir
  5. Professor, o senhor já tem a segunda parte dos crimes contra o patrimônio ?

    ResponderExcluir

Comente aqui