segunda-feira, 15 de março de 2010

DITADURA DE DIREITA OU DE ESQUERDA: QUAL A MELHOR?


Interessantes as colocações que o professor Rogério Greco fez em seu blog sobre o episódio em que o presidente Lula comparou a situação dos presos políticos cubanos aos criminosos  comuns presos no Brasil (para ver clique aqui).
Como disse o ilustre professor, nenhuma ditadura é boa, seja ela de esquerda ou de direita.
Fico pasmo em observar que alguns brasileiros ainda não conseguiram superar o velho discurso, típico da época da Guerra Fria, que classificava as tendências político-ideológicas em dois extremos.
O Brasil, segundo penso, já ultrapassou essa fase. Apesar de seus problemas, é inegável que está em franco desenvolvimento econômico, intelectual e político, que somente foi possível pela união de esforços de várias tendências ideológicas que se uniram em torno de uma causa comum: a Democracia.
A atual situação do país, sem dúvida melhor do que no passado, não é obra exclusiva de nenhuma corrente política, mas sim do amadurecimento da sociedade brasileira como um todo, ocorrido em um processo histórico evolutivo que teve como marco primordial a promulgação de uma nova Constituição.
Não podemos correr o risco de voltarmos àquelas arcaicas discussões que infelizmente ainda são frequentes em alguns países da América Latina, que tendem em separar o "bom" do "mau" simplesmente pela opção ideológica de cada um, fechando os olhos para os reais fenômenos empíricos que permitem um discernimento racional.
Nossa maturidade histórica já deixou isso para trás. Qualquer tentativa de ressuscitar essa matiz preconceituosa deve ser de pronto rechaçada.

2 comentários:

  1. Oi galera, gostaria de uma ajuda, eu adquirir um pacote de TV HD no PC no site www.tvhd.com.br tenho acesso a vários canais através de um painel de controle que eu visualizo no próprio navegador, como eu faço para gravar os programas e série de TV no meu PC, lembrando que não tem nem um programa instalado no meu PC é todo pelo próprio navegador 100% online.
    Quem tiver uma ideia, por favor, me ajude meu e-mail: riclife@ig.com.br

    ResponderExcluir
  2. Minha professora pediu um pesquisa referente a ditadura de direita e esquerda, eu queria entender por qual motivo nao encontro uma definição especifica, sabe por exemplo, a ditadura de esquerda visava o bem estar e liberdade de expressão suprindo apenas o capital.... Algo do gênero...

    ResponderExcluir

Comente aqui