domingo, 29 de agosto de 2010

SEGREDO DO SUCESSO

Muito feliz a matéria da Revista SUPERINTERESSANTE de julho/2010, assinada por KARIN HUECK, que trata sobre como alcançar o sucesso profissional. Lá é proposta a seguinte fórmula: MOTIVAÇÃO + TREINO + AUTOCONTROLE + SORTE= SUCESSO.

Confirmo pela minha experiência de vida que realmente a fórmula faz sentido. Realmente a pessoa motivada produz muito mais e com maior qualidade. 

Quanto ao treino, não dá para ser bom em nada sem treinar. Sempre falo para meus alunos que o suor supera o talento; ou seja, se uma pessoa é altamente talentosa de modo que necessita ler algo apenas uma vez para entender, e outra menos talentosa necessita ler três vezes a mesma coisa para ter a compreensão necessária, aparentemente há uma vantagem para a primeira. Agora, se esta que necessitava ler uma única vez não leu nenhuma e aquela que necessitava ler três, leu quatro, certamente a menos talentosa é que irá se sobressair. Daí a conclusão que o suor (muito treino) pode superar o talento.

O autocontrole, por sua vez, consiste na pessoa ter a capacidade de controlar seu impulsos, renunciando prazeres imediatos em troca de objetivos futuros. Por exemplo: no caso de concursandos, têm autocontrole aqueles que possuem força de vontade suficiente para reduzir seu lazer, aumentando o tempo de estudo, visando com isso sucesso futuro.

No tocante ao fator sorte, também concordo que ele é, apesar de não determinante para o sucesso, também importante. Por exemplo: em um concurso público você terá sorte se cobrarem nas provas,  predominantemente, questões sobre assuntos que você domina.  Contudo, se não domina nada (ou quase nada), é impossível ter sucesso. Quer dizer: a sorte é apenas um fator complementar.
Clique aqui para ver a íntegra da matéria referida. 

quinta-feira, 26 de agosto de 2010

PUBLICAÇÃO DE ARTIGO

Publicado artigo intitulado  "COMO COMPROVAR A EMBRIAGUEZ AO VOLANTE?", de nossa autoria, na L&C - Revista de Administração Pública e Política nº 145 - JULHO DE 2010, da Editora Consulex.